Ultrassonografia

O que é Ultrassonografia?

A ultrassonografia é um exame de imagem não invasivo que utiliza ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens detalhadas das estruturas internas do corpo. Este exame é amplamente utilizado na medicina para diversas finalidades diagnósticas e de monitoramento, especialmente durante a gravidez.

Para que serve o Ultrassom?

A ultrassonografia é utilizada para:

  • Monitoramento da gravidez, permitindo a visualização do feto, avaliação do crescimento, da posição e detecção de possíveis anomalias congênitas.
  • Diagnóstico de condições médicas como cistos, tumores, infecções, e outras anormalidades nos órgãos internos.
  • Guiar procedimentos médicos, como biópsias e drenagens de fluidos.

Indicações

O Ultrassom é indicado em várias situações clínicas:

  • Obstétrica: Verifica o desenvolvimento do feto, sua frequência cardíaca e posição, além de monitorar a saúde do útero e dos ovários da mulher.
  • Morfológica: Realizada entre 20 e 24 semanas de gestação, identifica malformações congênitas como Síndrome de Down e anomalias cardíacas.
  • 3D e 4D: Oferece uma visualização detalhada e em tempo real do feto, sendo útil para a observação de características faciais e movimentos.
  • Tireoide: Avalia o tamanho, formato e presença de nódulos na glândula tireoide.
  • Abdominal: Examina órgãos abdominais, como fígado e rins, para detectar líquidos, massas ou traumatismos.
  • Pélvica: Utilizada para visualizar útero, ovários e vasos sanguíneos pélvicos, podendo diagnosticar condições como endometriose.

História do Equipamento

O ultrassom como conhecemos hoje demorou mais de um século para ser desenvolvido. Lá em 1877, o cientista inglês Lorde Rayleigh já elaborava teorias sobre o som, inaugurando a física acústica moderna. Durante a Primeira Guerra Mundial, o estudo de Rayleigh foi testado na navegação submarina. Geradores de sons eram usados para encontrar possíveis obstáculos, como icebergs, em uma distância de até cinco quilômetros. O aparelho era usado para detectar fissuras em metais, na indústria metalúrgica. A partir disso, a ultrassonografia passou a ser usada na medicina. Em um primeiro momento, a técnica era utilizada em terapias, desde o tratamento de artrite até tentativas de regressão da Doença de Parkinson. Apenas em 1940 o ultrassom foi usado para diagnóstico pela primeira vez. Karl Theodore Dussik, neuropsiquiatria da Universidade de Viena, buscava identificar tumores através da tecnologia. Porém, os médicos Douglas Howry e Dorothy Howry, são considerados os pioneiros da ultrassonografia diagnóstica.

Como funciona?

O procedimento é baseado na emissão de um pulso ultrassônico, que gera um eco quando encontra um objeto. As ondas produzidas podem ser classificadas como ultrassons, sons e infrassons – que é definido de acordo com a capacidade que elas têm de impressionar o ouvido humano. Durante o exame, o transdutor é aplicado com gel na região a ser analisada. O aparelho transforma os ecos do corpo humano em sinais, que irão gerar a imagem que será interpretada pelo profissional.

Preparação para o Exame

A preparação para realizar a ultrassonografia varia de acordo com cada tipo de exame. No caso do ultrassom de abdome total, por exemplo, podem ser necessários jejum e consumo de água 2 horas antes do procedimento. Já quando o exame é feito para avaliar as articulações, é provável que o preparo não seja necessário.
O médico também pode solicitar que o paciente leve, no dia do procedimento, exames realizados anteriormente. Na dúvida, consulte o seu médico ou o centro de diagnóstico para esclarecer se é necessária a preparação.

 

SOLICITE O SEU PRÉ-AGENDAMENTO

Entre em contato e retornaremos para concluir o seu agendamento.